sábado, 30 de maio de 2009

«CONFIDENCIAL» de 30 Mai 09


O lenço à pirata de Berlusconi


NUM PROGRAMA de conversas da televisão italiana, Cherie Blair revelou as preocupações do seu marido em não ser fotografado junto de Sílvio Berlusconi, para se defender da imprensa britânica. Por isso, Cherie meteu-se entre os dois homens para todas as fotografias daquelas férias do casal Blair, em Itália, a convite do primeiro ministro de Itália. A mulher do antigo primeiro ministro britânico contou a Fábio Fazio, o apresentador do popular programa, que ambos tinham sido surpreendidos por ver Berlusconi com um lenço na cabeça, à pirata. E embora ele se tivesse limitado a referir “um pequeno problema na cabeça”, o casal Blair apurara que Berlusconi andava de lenço na cabeça para proteger e esconder um transplante novo de cabelo que acabara de fazer. Silvio mudava de lenço para este condizer com a roupa que vestia, de cada vez que saíam, e Tony Blair passara as férias a pedir à mulher:”Mete-te no meio, não deixes que eu seja fotografado ao lado dele, senão a nossa Imprensa mata-me!” Cherie Blair foi a Itália e anda a dar entrevistas para promover as vendas da sua autobiografia, onde confessa estes episódios e justifica que o casal aceitara a oferta destas férias para conseguir o apoio da Itália à candidatura inglesa para sede dos Jogos Olímpicos de 2012.

_________

Rebeldes lançam ofensiva

OS ISLÂMICOS radicais compostos por grupos “Shabab” (jovens) e do Hizbul Islam (Partido do Islão) ocuparam a cidade de Jowhar, a 90 quilómetros ao Norte de Mogadíscio, a capital da Somália. Cidade natal do presidente do governo de união nacional, Jowharera uma das últimas praças fortes das autoridades somalis que só controlam alguns bairros de Mogadíscio e uma mão cheia de aldeias e pequenas cidades no sul do território. Desde o passado dia 7 que os rebeldes lançaram e mantêm uma ofensiva sem precedentes. Partidários do islamismo radical, eles não aceitam nenhuma autoridade e exigem a retirada das tropas da União Africana deste país sem lei, nem ordem.

_________

EUA e os direitos do homem

OS ESTADOS UNIDOS foram eleitos pela primeira vez para o Conselho dos Direitos do Homem da ONU, o qual Washington boicotava desde a sua criação, em 2006.A administração Bush criticava o conselho, com sede em Genebra, acusando-o de estar sempre a criticar Israel e de fechar os olhos às violações dos direitos humanos na Birmânia e no Zimbabwe. Reconhecendo que o Conselho “não está à altura das expectativas”,a administração Obama decidiu juntar-se à comunidade internacional e melhorar a organização por dentro.As organizações de defesa dos direitos do homem não escondem a sua satisfação pela eleição dos Estados Unidos para o Conselho, mas ao mesmo tempo criticam as reeleições da Arábia Saudita, Cuba, Rússia e China.

_________

Voronine preside a parlamento

DEPOIS de passar os últimos 8 anos à frente do Estado da Moldávia , Vladimir Voronine foi eleito presidente do Parlamento, precisamente um mês depois dos graves incidentes provocados por irregularidades nas eleições legislativas. Até ao próximo dia 7 de Junho, o parlamento da Moldávia deverá eleger o sucessor de Vladimir Voronine na chefia do Estado.
_________

Mais vacinas à venda

KEIJI FUKUDA, o número dois da Organização Mundial de Saúde, depois de se reunir com muitos responsáveis por laboratórios farmacêuticos, confirmou a intenção de lançar a produção maciça duma nova vacina para a gripe dos porcos, sem anunciar datas prováveis, embora tudo indique que deva estar pronta para este Outono. A OMS receia que venham a surgir novos focos autónomos de transmissão do vírus, à medida em que este se vai transformando e tornando mais resistente.Portugal, para além de não ter razões de queixa, continua a ter em armazém 22 milhões de euros de vacinas que comprou para a gripe das aves. Apesar dos porcos ainda não voarem,a Direcção Geral de Saúde diz que a vacina serve tanto para uma como para a outra, sem admitir que o Governo português venha a comprar a nova vacina.
_________

Facebook bloqueado no Irão

O IRÃO impediu o uso do Facebook numa tentativa de bloquear o avanço da oposição na campanha para as eleições de Junho. As páginas sociais da web tornaram-se um instrumento de campanha de Mir Hossein Mousavi, o candidato reformista, sobretudo na mobilização do voto da juventude.

_________

91 ton. de heroína e 60 mortos

NUM ASSALTO a uma base de fabrico de heroína, comandos afegãos apreenderam 91 toneladas de droga e mataram 60 combatentes. A operação durou quatro dias e decorreu em Marjeh, na província de Helmand, onde a NATO está a centrar os seus ataques.

_________

LIVROS

“História merdosa de quase tudo”
A.Parody
Europa-América, 171 págs., €11
Factos dificilmente usados por alguém

domingo, 24 de maio de 2009

«CONFIDENCIAL» de 23 Mai 09

-
Cunhado reabilitado

KIM JONG IL, o governante da Coreia do Norte que sucedeu ao seu pai, não tem ainda sucessor oficial designado, mas tudo se conjuga para que venha a ser um cunhado seu a ocupar o lugar que permanece na família desde a segunda metade do século passado. Desde que o estado de saúde do ditador norte-coreano começou a dar sinais de instabilidade e a acusar uma certa gravidade que Chang-Song Taek, de 63 anos, se transformou gradualmente em guardião do regime, ascensão confirmada pela sua nomeação para a Comissão Nacional de Defesa, órgão chave da ditadura. A subida de Chang-Song Taek é tão mais surpreendente quanto em 2004 ele havia sido enviado para um campo de reeducação, no seguimento duma purga política. Marido da irmã mais nova de Kim Jong Il, já apresentado como número dois do regime antes da sua desgraça, Chang-Song Taek volta a ser responsável pelas acções mais sensíveis. No caso dum desaparecimento súbito de Kim Jong Il, o seu cunhado poderá desempenhar um papel decisivo no país e em toda a região.
______________

Tailândia destabilizada

EMBORA
a situação se tenha desdramatizado na Tailândia, continua o braço de ferro do Governo e o antigo primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, que fugira do País com malas cheias de dinheiro vivo e foi dono do Manchester City depois de apoiado por Bush e Blair. O ex-primeiro ministro fora deposto pelos militares com a bênção do muito respeitado rei Bhumibol em 2006,depois de tribunais o condenarem por corrupção. Desde que fugiu para o estrangeiro que Shinawatra tenta destabilizar o País, comprando apoios e enviando numerosas mensagens em vídeo. Tal como Sílvio Berlusconi este homem de negócios conquistara o poder depois de fazer fortuna rápida com negócios de informática e de telemóveis. A revolta de grande parte da população de Bangkok contra os seus adeptos e a intervenção do exército prejudicaram as esperanças de derrube do Governo e da ascensão política deste homem ambicioso que há quase cinco anos destabiliza a Tailândia.
______________

A revolta Internet

OS UCRANIANOS inventaram a revolução laranja, a Geórgia criara a revolução das Rosas. A Moldávia está a inventar a revolta Internet. Comunicando por mails e sms, dezenas de milhares de jovens moldavos descem à rua desde que denunciaram a vitória fraudulenta do partido comunista nas eleições de 5 de Abril passado. Nessa altura, as emoções despertaram violência a ponto de haver a lamentar muitos feridos e centenas de mortos. A cólera dos estudantes revelou um novo estado de espírito das novas gerações. Dois terços dos 4 milhões de moldavos são de língua latina, de origem romena, em consequência da Moldávia ser um antigo território romeno anexado pela União Soviética depois da II Guerra Mundial, então transformada em República Soviética.13% são russófonos, protegidos por Moscovo, e o país é considerado o mais pobre da Europa, ao mesmo tempo que a Roménia, integrada nos 27, se desenvolve rapidamente. Os jovens de hoje protestam com amargura contra a situação no País depois de em 1994 os seus pais terem votado contra a reintegração da Moldávia na Roménia.

______________

As razões da Turquia

O PRESIDENTE da Turquia, Abdullah Gul, teve ocasião de explicar ao presidente português Cavaco Silva as razões de ser dos protestos de Ankara junto de Rasmussen, o novo secretário-geral da NATO, contra o qual a Turquia se opôs, enfrentando a sua nomeação e acabando por ser alvo duma campanha de desinformação em que aliados da Turquia e de Portugal na NATO alegavam que a Turquia estava contra Rasmussen por a Dinamarca ter publicado os “cartoons” do profeta. Gul disse que a posição turca não tinha a ver com religião. Em diversos estados têm ofendido o profeta. A questão era outra: uma tv por satélite kurda emite a partir da Dinamarca defendendo o terrorismo contra a Turquia como meio de acção. A Turquia é um membro fundador e vital para a NATO. Os seus soldados combatem no Afeganistão, não estão lá a fazer turismo. E Rasmussen aceita isto como normal?!A Turquia falou tão alto e claro em Estrasburgo que Rasmussen e os americanos se apressaram a negociar um compromisso…

______________

A “droga do violador”

OBSERVADORES independentes estrangeiros admitem a possibilidade de em Portugal se estar a usar a GBL, a droga da moda actualmente na Europa. As suspeitas destes investigadores foram provocadas pelo número elevadíssimo de comas alcoólicos registados nas queimas das fitas de Coimbra e do Porto, onde dezenas de estudantes foram internados em estado de coma. Nos últimos três meses, um número de jovens inexplicavelmente elevado foi internado em hospitais europeus. Os serviços de saúde europeus estão preocupados com a situação e as dificuldades das polícias reprimirem as causas deste surto. Os jovens estão a drogar-se com GBL, (Gamma-butyrolactone) um dissolvente de tintas muito utilizado para limpar jantes de automóveis. Misturado com água ou com sumos de fruta e outras bebidas alcoólicas, a GBL desinibe a um ponto que lhe valeu o nome de “droga do violador”. A GBL não só está em venda livre, como é barata! Altamente tóxica, provoca acelerações cardíacas graves e comas profundos.

______________

LIVROS

“Un état dans l’état”
Escrito por Sophie Coignard
Publicado por Albin Michel(Paris)
224 págs., €17A Maçonaria francesa no coração do poder. Um livro interessante e inquietante.

sábado, 16 de maio de 2009

«CONFIDENCIAL» de 16 Mai 09

.
“Pogroms” em Hebron

“ENQUANTO JUDEU tenho vergonha de ver judeus a abrirem fogo contra árabes inocentes, em Hebron. Não há outra palavra senão “pogrom” para qualificar aquilo a que temos assistido”. Quem assim fala é insuspeito: Ehud Olmert, antigo Primeiro Ministro de Israel, autor e responsável pelas invasões de Gaza e do Líbano. Olmert confessou-se revoltado pelos linchamentos de que Hebron tem sido palco. A pedido do supremo tribunal de Israel, a polícia, com o apoio do exército, evacuou um prédio onde residiam palestinos, o qual havia sido ocupado por 250 extremistas judeus. Judeus disparam ao acaso sobre jovens palestinos inocentes e incendeiam casas e carros com o objectivo de provocarem uma nova Intifada que deixe as mãos livres aos judeus para acelerarem a colonização da Cisjordânia.
___________

Zimbabwe está melhor

ABRANDARAM as pilhagens e os desacatos em Harare e outras cidades do Zimbabwe. Os militares e polícias já recebem os seus soldos, que tinham grandes atrasos, a epidemia de cólera, que chegou a causar 600 vítimas também está debelada e a Oxfam e outras organizações de ajuda humanitária distribuem livremente o auxílio que os conflitos políticos entre Governo e oposição, esta última apoiada por serviços estrangeiros, tinham provocado para ainda mais agravar o boicote económico que a Grã-Bretanha montou e coordenava. Muitos cidadãos hostis a Robert Mugabe e muitos observadores internacionais e independentes não hesitam hoje em apontar culpas à oposição pelo prolongamento desumano da crise.
___________

Vento frio sopra de Pequim

O VENTO glaciar que soprou de Pequim sobre Paris está mais quente mas mantém-se com a mesma intensidade. A frieza ficou a dever-se ao encontro de Sarkozy com o Dalai Lama em Gdansk na Polónia. Nessa ocasião, em Pequim, a polícia chegou a cortar a rua da embaixada francesa, ao mesmo tempo que o embaixador da França era convocado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, onde recebeu o protesto formal das autoridades chinesas, enquanto a imprensa de Pequim criticava com veemência “a arrogância do presidente francês”. Internautas chineses pediram o boicote de produtos franceses. Mas as coisas vão agora muito melhor. Dir-se-ia que de vento glaciar se passou a vento frio depois do governo chinês ter deixado no ar uma frase sibilina: “A China aprecia sempre boas relações com a França e pede que Paris corrija o erro cometido.” A verdade é que depois desta frase e de muitos e discretos encontros, as coisas vão muito melhor entre os dois estados.
___________

Europa controla costas de África

A PESD (Política Europeia de Segurança e Defesa) vai avançando devagar mas firmemente. Este ano, pela primeira vez, a Europa dispõe de meios até aqui reservados aos estados que possuíam satélites espiões. Primeiro, foi a França que explora o sistema Hélios com o qual fotografa o espaço. À França se associaram outros estados muito minoritários – a Espanha, a Itália, a Grécia e a Bélgica. Depois havia a Alemanha e a Itália cada um com duas pequenas constelações de satélites de radar, as quais permitem observar a Terra, de noite e com nuvens – são a SAR-LUPE, e a COSMO-SKYMED.
___________

França vai coordenar satélites espiões

EM TORREJON, em Espanha, a Europa tem a funcionar uma estação de recepção de imagens produzidas por três sistemas. É aqui que 25 analistas vêem ao pormenor as costas da Somália e os territórios deste país e do Tchad onde se desenrolam as missões militares de policiamento da União Europeia. Além destes recursos, o centro compra imagens produzidas por satélites comerciais. No futuro a França liderará o ambicioso programa que coordenará as novas gerações dos satélites espiões europeus.
___________

O caos quando querem

MOVIMENTOS políticos, sociais e estudantis gregos vêm a demonstrar sempre que querem que têm capacidade para semearem o caos nas ruas do país. Atenas, Salonica, Patras, Rhodes, Larissa e Ioanina já experimentaram esse poder. Multidões enfurecidas mas organizadas semeiam o caos desde que as forças de segurança abateram a tiro o jovem Alexis Grigoropoulos, de 15 anos quando este apedrejava carros da polícia em Atenas. Mais de 10 cidades gregas registam já enfrentamentos e o desmantelamento de duas organizações de luta armada – a 17 de Novembro e Luta Popular Revolucionária não neutralizou a capacidade de mobilização e de organização da extrema-esquerda e dos grupos anarquistas independentes. Franjas destes grupos são agora fortemente reforçadas por jovens sem emprego. Escândalos e corrupção no governo a par do falhanço do sistema educativo criam o receio nos serviços secretos europeus de que se possa criar um “arco terrorista mediterrânico” que incluiria a Espanha, a Itália e a Grécia. Os referidos serviços falam bastante desta possibilidade nos seus relatórios principalmente receando uma segunda geração de activistas que reclama a passagem a patamares superiores da luta violenta.
___________

LIVROS
“Dinossauros”
De Steve Busette com a “Science et Vie”
Publicado por Telemaque
Um álbum apaixonante de 224 páginas, 4 quilos de peso e €79,50 de preço.
Considerado o mais espectacular dos livros jurássicos.

sábado, 9 de maio de 2009

«CONFIDENCIAL» de 9 Mai 09

.
Perdidos na História

A IDENTIDADE SOCIALISTA está no meio duma forte resignação, ou mesmo mergulhada na vergonha, segundo os politólogos e os antropólogos europeus. "Que erros, ou que espectáculo repulsivo dão os partidos socialistas europeus para gerarem este sentimento repulsivo, esta recusa, por parte dos eleitorados?”, interroga-se o próprio professor agregado da Escola de Altos Estudos de Ciências Sociais de Paris, Vincent Duclert. E conclui: "Os socialistas perderam a sua própria História e a sua relação com a História". Considerando perdida a ligação a Pierre Mendes France e vitoriosa a imposição da traiçoeira linha de Mitterrand, derivada de Guy Mollet, Duclert escreve um notável “requiem pela esquerda”, embora considerando que “o socialismo é o único futuro possível”, capaz de ser também “ uma alternativa ao conservadorismo laico e religioso”, se souber “reencontrar a sua história e a sua consciência”. Abalados por esta crise de ideias, os partidos socialistas francês, espanhol e britânico perderiam os governos que mantêm, se as eleições fossem hoje. Por cá, estamos conversados...

___________

Fiat quer Opel e Abu Dhabi também

TODOS SABEMOS que a Fiat quer a Opel, cria tresmalhada da falida General Motors.Mas a verdade é que se o gigante italiano, que com esse movimento deseja aproximar-se da Volkswagen, está firmemente interessado, também o emirato de Abu Dhabi não desistiu ainda de lograr esse mesmo objectivo. O Abu Dahbi detém já uma participação de 9,1% da Daimler.A Opel procura investidores interessados em se tornarem seus accionistas e, ao mesmo tempo, desenvolve contactos e negociações com o Estado Federal alemão. Barack Obama tinha dado 60 dias à GM para se desenrascar da embrulhada em que se metera, pelos vistos longe de ser bem sucedido.

___________

Remodelação em Madrid?

COM TANTA ASNEIRA repetida e com tanto aborrecimento dos eleitores espanhóis, fartos duma situação que não experimentavam desde 1976, quando conheceram um desenvolvimento e progresso únicos com o socialista Felipe Gonzalez, primeiro, e com José Maria Aznar, depois, a Espanha parece estar à beira duma profunda remodelação ministerial antes que as eleições varram os socialistas do poder, como dizem as sondagens que garantem que se as eleições fossem hoje, os socialistas eram varridos do mapa.
___________

Governo de sábios em Praga

OS PARTIDOS POLÍTICOS da República checa chegaram a acordo para a formação dum “governo de sábios” que deverá tomar posse por estes dias, depois de 9 de Maio, a fim de substituir o gabinete de Topolanek que em fins de Março fora censurado9 pelo Parlamento. Chefiado pelo director do Instituto das Estatísticas, sem filiação partidária, Jan Fisher de 56 anos, o Governo deverá manter-se até fins do Outono, enquanto Topolanek assegura a presidência da União Europeia desde o 1.º de Janeiro até à cimeira europeia que lançará a parceria com a Ucrânia e outros Estados pós-soviéticos do Leste europeu.No Outono deverá haver novas eleições na República checa. O “governo de sábios” deverá terminar a presidência europeia, preparar o orçamento para 2010, lutar contra a crise financeira e reformular o aparelho administrativo do Estado.

___________

Jangada de gelo

UMA FOTO da Agência Espacial Europeia mostra uma placa de gelo de 40 quilómetros de comprimento a ameaçar desprender-se do glaciar Wilkins. Em 1950, esta placa tinha 100 quilómetros, estando hoje reduzida a 40 por cento. As correntes marítimas poderão continuar a sua erosão. A Wilkins cobria 16 mil quilómetros quadrados, mas perdeu um terço da sua superfície. As temperaturas da península antárctica que serpenteia em direcção à América do Sul subiram 3 graus, nos últimos 50 anos. Nove outras placas glaciares diminuíram ou desintegraram-se no mesmo período. O efeito de estufa pode, neste caso, criar uma gigantesca jangada de gelo.

___________

Os homens de Obama

AS “GAFFES” DE OBAMA ou os pequenos podres que se vão conhecendo na sua administração não deixam de salpicar estes primeiros 100 dias do novo presidente americano que, sem dúvida, inverteu a imagem negativa dos EUA no mundo e procura melhorar a vida dos seus compatriotas. Depois dos problemas fiscais, pouco abonatórios para o homem que o presidente pôs a tomar conta das debilitadas finanças norte-americanas, foi a vez de se saber que o seu principal conselheiro económico, Lawrence Summers recebeu mais de 5 milhões de dólares de fundos especulativos de empresas de Wall Street ajudadas pelo Estado…

___________

Atum vermelho

OS RESTAURANTES e peixarias de Mónaco decidiram não comercializar o atum vermelho. Esta decisão, consensual, deve-se à acção do Príncipe Albert II e à sua Fundação consagrada à protecção do ambiente.80 % da produção de atum são consumidos pelo Japão, embora o consumo europeu não seja negligenciável. Os atuns de conserva pertencem a outra espécie mas o atum vendido fresco ou em restaurantes é geralmente atum vermelho. A Fundação do principado, dirigida pelo Príncipe Alberto, reclama o defeso absoluto da pesca de atum vermelho até se avaliar o estado do “stock” desta espécie e se poder reformular a sua gestão.

___________

LIVROS
Sex Code
De Mário Luna
O manual prático dos mestres da sedução
Nowtilus(Barcelona),672 págs., € 19,95

sábado, 2 de maio de 2009

«CONFIDENCIAL» de 2 Mai 09

-
Carlos defende Londres dos árabes
.
O PRÍNCIPE de Gales, Carlos de Inglaterra, voltou a desencadear os furores dos arquitectos, ao opor-se ao projecto de Richard Rogers para os Chelsea Barracks, uma reformulação dum espaço em zona nobre e sobranceira ao rio ocupado por quartéis do Exército, junto do qual eu próprio vivi cerca de quatro anos quando em Londres trabalhei para a BBC. O herdeiro do trono escreveu ao primeiro ministro do Qatar denunciando o projecto – um conjunto de imóveis ultramodernos e envolveu o seu arquitecto preferido para criar um projecto com uma concepção mais conservadora que pudesse servir de alternativa. Entre o jardim reservado dos residentes de St. Leonard’s Terrace e a margem do Tamisa, este terreno militar ocupa mais de 5 hectares adquiridos em Janeiro deste ano pela família real do Qatar por mil milhões de libras esterlinas, um verdadeiro record imobiliário. Naquele espaço deixa de existir a residência dos comoventes veteranos sobreviventes da primeira Guerra Mundial que se extinguiram, quase na totalidade, nas suas casacas vermelhas carregadas de condecorações. A polémica urbanística de Richard Rogers e Carlos parece a criada no Largo do Rato com o projecto de Aires Mateus…salvaguardando as distâncias.

-
Chirac na China

JACQUES Chirac está na China. Depois de recebido em Pequim pelo presidente Hu Jintao, Chirac irá a Xangai, que para o ano será a sede duma importante exposição mundial. Aí, Chirac almoçará com Jiang Zemin que ele recebeu na sua propriedade de Bitty, em França. No regresso, o antigo presidente da França fará uma escala em Doha, onde se ocupará duma conferência internacional acerca do desenvolvimento sustentado.

-
15 milhões de telemóveis num só mês

O CRESCIMENTO do mercado de telefones portáteis continua a fazer-se sentir expressivamente na Índia. De tal modo, que só no mês de Janeiro venderam-se naquele país mais de 15 milhões de celulares. Trata-se da progressão mais rápida do mundo. A Índia tem hoje 277 milhões de telemóveis a operar no conjunto das suas redes de serviço móvel.

-
O diabo devorador

O ACTOR britânico Jude Law explicou o que faz para evitar que os seus pequenos filhos não comam “fast food”. ”Eu explico aos meus filhos que o palhaço do McDonald’s é um diabo disfarçado que devora aqueles que entram no restaurante. É uma mensagem terrível mas muito eficaz. Os meus filhos nunca quiseram ouvir falar em hamburguers…”

-
Qantas a voar mais baixinho

DEVIDO à crise e aos preços dos combustíveis, a conhecida companhia aérea de bandeira da Austrália, a Qantas, diminuiu 80 por cento das suas previsões de resultados e anunciou ir despedir 1800 funcionários, ao mesmo tempo que suspendeu as encomendas de quatro Airbus 380 e de 12 Boeings 737. Em 2008 a Qantas diminuiu a sua capacidade em 9% e prevê-se agora novos cortes da ordem dos 5%. Bons tempos em que eu levava 37 horas de Londres a Sidney, num Jumbo SP… A Qantas ainda voa bem, mas voa mais baixinho…

-
Da kalachnikov às conservas

A FÁBRICA russa de armamento, designadamente das espingardas automáticas Kalachnikov e dos lança-foguetes e “rockets” anti-tanques portáteis, Molot, com sede em Viatskié Polyany, no centro da Rússia, começou a produzir para a indústria alimentar, diversificando aquilo que fazia, devido à crise e por não ter encomendas o que lhe aumentou drasticamente o passivo. A direcção desta fábrica Molot é a primeira na Rússia a lançar mão das práticas conhecidas na crise de 1998. A Molot está a produzir carne enlatada, farinha, açúcar e massas e conservas não só para o mercado interno mas também para exportar. É mundialmente conhecida a exigência da indústria alimentar russa.

-
O fim do cheque

O CHEQUE está em crise e à beira da sua extinção. Para se entender mais facilmente o que se acaba de dizer basta ter uma ideia concreta: Os alemães já assinam um cheque por ano, em média. Os franceses não vão além dos 50. Os cartões multibancos subiram mais de 10% desde o início da crise e os ATM e os clientes são piores do que os portugueses. Portanto, os cheques, mesmo os carecas, têm os dias contados…

-
Flores do entulho

UM “CHIC” o lançamento dos Fundos de Caridade do Uzbekistão 2020! No Museu de Arte moderna de Paris podia ver-se além de Lola Karimova-Tillyaeva, a presidente da Instituição e sua representante oficial junto da UNESCO, cabeças coroadas da Europa, princípes e princesas onde fez uma destacada e elegante figura a princesa Leah, da Bélgica. Mas não faltaram Mónica Bellucci, Cláudia Cardinale, Alain Delon, Bernardette Chirac, Emmanuelle Béart e muita outra gente importante e, como sempre nestas coisas, um lindo ramalhete de flores do entulho…

-
LIVROS

“A Princesa”
Escrito por Fernanda Farias de Albuquerque e Maurizio Jannelli
Publicado por Editora Nova Fronteira (Rio de Janeiro)
Depoimentos de um travesti brasileiro a um líder das Brigadas Vermelhas numa prisão em Itália. O avesso dos contos de fadas. Uma história de crime e castigo, uma vida de provocação e desejo. Um interessante documento.